Marketing e Marketing Digital

Marketing e Marketing Digital

23/11/2020 3:17 PM
Negócios

Marketing e Marketing Digital

Marketing, segundo a Associação Americana de Marketing (ama.org), é a atividade, o conjunto de instituições e processos, para a criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que possuam valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade, em geral. Portanto, o que Marketing faz é coordenar uma série de funções, atores e recursos para criar ofertas de valor para um segmento alvo, chegando até o indivíduo em particular.

Marketing Digital (https://www.ama.org/topics/digital-marketing/), por sua vez, é definido como o uso de canais digitais ou sociais para promover uma marca ou alcançar consumidores. E continua: “(…) esse tipo de marketing pode ser executado dentro de mídias sociais, motores de busca, internet, aparelhos móveis, e outros canais. Isso requer novas formas de mercadização aos consumidores, e a compreensão do impacto sobre seus comportamentos.”

Em geral, quando se quer testar a coerência e consistência lógica de um conceito, o que se costuma fazer é substituir a palavra pelo seu conceito, o que proponho fazer com o termo Marketing Digital.

A primeira razão que me leva a sugerir esse procedimento é que Digital adjetiva Marketing, ou melhor, o qualifica, portanto, não o redefine. A segunda razão é que a própria definição de Marketing Digital afirma que é um tipo de Marketing, o que coloca Marketing Digital como um elemento do conjunto maior chamado Marketing.

Então, façamos o exercício e substituamos o substantivo Marketing por sua definição em Marketing Digital. E a coisa fica assim:

MARKETING (A atividade, o conjunto de instituições e processos para a criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que possuam valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade, em geral ) DIGITAL, consiste no uso de canais sociais e digitais para promover uma marca ou alcançar consumidores. Ficou incompreensível, e de fato o é.

Se procurarmos no dicionário de linguagem comum de marketing (https://marketing-dictionary.org/d/), marketing digital não está definido. Coisa estranha.

Isso não quer dizer que Marketing Digital não exista, posto que há coisas acontecendo no mundo dos negócios sob esse nome, contudo, há que se buscar rigor de entendimento para se alcançar dois objetivos: (a) clareza de comunicação e compreensão; (b) proteção aos empresários e à sociedade em geral. Sim, proteção, porque, infelizmente, o mundo de gestão é profícuo em criar nomes, acrônimos e termos, que geram assimetria de informação e possibilidade de vendas de serviços como se fossem inovações, quando não o são. Mas também nada de errado nisso, pois assimetria de informação é um dos pilares de nosso sistema econômico.

Então, visando contribuir para uma comunicação mais clara, e melhor entendimento por parte de quem compra os serviços, vou tentar organizar a definição que ficou confusa.

Marketing Digital: uma proposta

Primeiramente, como Marketing é uma definição aceita e aprovada pela própria AMA, ela será a estrutura do conceito. Uma proposta, e espero que seja uma provocação para debates, é definir Marketing Digital como:

Atividade, o conjunto de instituições e processos, para a criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que possuam valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade, em geral, utilizando os meios digitais e canais sociais.

Implicações

Principalmente no Brasil, em que Marketing ainda se confunde com Comunicação; em que se tem que provar que, dentro do conceito de Marketing, vendas é parte da dimensão comunicação; é relevante que definições sejam esclarecidas e consolidadas, até para que a prática tenha um ponto de partida para transformá-las de forma socialmente consensual.

a) Sob essa proposta de conceito, Marketing Digital vai para além do alcance da agência de comunicação somente, e se integra como função interna da organização que pratica marketing;

b) Que Marketing Digital está sob as mesmas disciplinas de alinhamento estratégico e se submete àquilo que é definido pela organização, não tentando fazer com que o rabo abane o cachorro;

c) Que Marketing Digital é um esforço de time, envolvendo especialistas em Marketing, pesquisa, comunicação, SEO, influenciação viral, e todos demais membros funcionais da organização, de logística a finanças.

d) Que Marketing Digital se amplia, fugindo do domínio de “ser definido como o uso de canais digitais e sociais para promover uma marca ou alcançar consumidores (https://www.ama.org/pages/what-is-digital-marketing/)” e seja encampado como uma função da organização de marketing, que compreende a extensão dos impactos de sua prática, não somente para a geração de valor para o consumidor, mas também, e não menos importante, para o acionista e para a sociedade em geral.

e) Apesar do grande avanço que as medidas de resultado e indicadores que plataformas de comunicação digital oferecem, sob o conceito de marketing, são elementos necessários, mas não suficientes, para redefinir ou impor uma lógica distinta ao que se entende por Marketing, ao menos segundo a organização que zela pela difusão dos conceitos e práticas de marketing.

Conclusão

Marketing Digital não é panacéia. O fluxo sistêmico sempre se inicia com clareza do problema de marketing e de como cada elemento do mix contribuirá para sua solução, incluindo Marketing Digital, como parte da solução, afinal, como a definição mesmo reconhece, é um “tipo de marketing”.

Não aceitar esse fato é o mesmo que um ato de mágica em que se tira o coelho da cartola, só que sem o coelho, sem a cartola e sem o mágico.

® Udotfy Engine Ltda.
Loja administrada por IICE
Marketing Digital e Criação por Studio Yellow